Mulheres com mais de 40, certamente, lembram-se bem da Revista Capricho. Era uma publicação impressa dos anos 80, voltada para as adolescentes e que acabei de descobrir que ainda existe! Pelo menos no formato on line.
Eu carrego, dessa época, um gosto duvidoso por testes de comportamento, mais duvidosos que o gosto adquirido e nada científicos (eles ainda são destaques na Revista, meu Deus, para quê eu fui descobrir isso!), como “descubra qual signo combina com o seu” ou “faça o teste para saber a cor que você deve usar neste Reveillon” e outras coisas aleatórias.
Também são dessa época meu gosto por listas de melhores filmes, maquiagens, livros e, todo ano, faço a minha dos melhores do ano. Hoje, ela reflete os interesses mais adequados à minha idade, digamos assim, e vou dividir aqui com vocês o que foi destaque em 2024 e que são promessas para 2025.
1.
A Cor do Ano
A Pantone lançou sua cor do ano, Mocha Mousse. Segundo a empresa “ um tom marrom quente imbuído de uma riqueza inerente, que nutre evocando a qualidade deliciosa do cacau, chocolate e café, apelando para o nosso desejo por conforto.” E aí, você gostou? Amo chocolate e eu comeria essa cor!
2.
Bienal de Veneza
Depois do primeiro curador da América Latina, em 2025, para 2026 a Bienal de Veneza terá a primeira mulher de origem africana como curadora. Koyo Kouoh é suíço-camaronesa e diretora executiva e curadora-chefe do Museu Zeitz de Arte Contemporânea da África (Zeitz MOCaa), da Cidade do Cabo, África do Sul.
3.
Disney
No cinema, os Saltimbancos, de Chico Buarque, vai ganhar uma animação pela Disney! O cineasta brasileiro Carlos Saldanha, que dirigiu dois filmes da “Era do Gelo” e “Rio 1” e “Rio 2”. Rio é um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos. Imagina, assistir a mais essa adaptação desse clássico que acompanhou toda minha infância, de peça de teatro amador ao filme dos trapalhões.
4.
Música
O álbum “CAJU”, de Liniker, foi eleito o melhor álbum nacional de 2024 pela Rolling Stone Brasil
Muito emocionante o anúncio do prêmio e discurso de Liniker.
5.
Filme
O filme “Ainda Estou Aqui” bate recorde de bilheteria e a foto de Fernanda Torres, protagonista, “quebrou” o perfil da Academia do Oscar no Instagram. Torcendo para ela estar entre as indicadas na categoria melhor atriz.
6.
Dança
Ópera de Paris tem pela primeira vez, uma bailarina brasileira com contrato vitalício, minha xará Luciana Sagioro. Veja, neste vídeo porque ela foi escolhida.
7.
Ginástica
Rebeca Andrade, depois de brilhar nas Olimpíadas 2024, superando Simone Biles no solo de ginástica artística, está na lista das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, na relação divulgada pela BBC de Londres.
8.
A expressão do ano
Todo ano, o Dicionário Oxford escolhe a expressão do ano e, em 2024, “brain rot” (cérebro podre) foi a expressão escolhida. Esse termo significa a deterioração mental ou intelectual pelo consumo excessivo de conteúdos superficiais e pouco desafiadores, principalmente os de redes sociais.
9.
A foto do ano
A foto do ano, que é uma escolha da Agora Award, só vai sair no início de 2025, mas para mim, a foto da Via Láctea feita por @tchebes, é a minha escolha. Veja que sensacional.
10.
Arte
Eu sou apaixonada por arte urbana, tenho um pequeno tesouro em casa, que é um print da Nina Pandolfo, ícone da arte urbana em São Paulo, que ganhou o mundo. Em 2024, Belém ganha um dos maiores museus de arte urbana da América Latina, o MAUB. Está localizado no Complexo Ver-o-Rio.
Esta é minha lista e vou completa-la à medida que lembrar de mais alguma coisa legal de 2024 ou que possam inspirar nosso 2025.
E você, qual sua lista para os melhores do ano?
Créditos:
Foto Rebeca Andrade: Rodrigo Bueno
Foto Koyo Kouoh: La Bienalle di Venezia
Foto Luciana Sagioro: Reprodução Instagram
Foto Via Láctea: Tchebes – Instagram
Foto Filme Ainda Estou Aqui: Foto Divulgação
Imagem Os Saltimbancos: Reprodução Carlos Saldanha
Foto Liniker: Caroline Lima