#D6932F

Comunicação

17 de março de 2025

SUPERANDO DESAFIOS

Eu participei de uma peça de teatro na escola.

Esses dias, ouvi uma entrevista da Débora Falabella na TV Brasil, em que contava que era muito introspectiva na vida e, nos palcos, ela não tinha dificuldade em falar ou atuar e lembrei-me dessa experiência do Ensino Médio.

Nós éramos da mesma escola e a instituição ofertou um curso de teatro amador e a conclusão foi a apresentação da peça “Alice no País da Imaginação”. Eu era a irmã da Alice e ela, a própria. O talento dela já era indiscutível e quando ouvi a entrevista, lembrei-me do porquê eu quis fazer o curso de teatro.

Minha pretensão de profissionalização era zero, mas eu era muito tímida e precisava exercitar essa limitação de exposição pública. Ao longo da minha graduação, ainda fiz curso de oratória, contação de histórias e memorização.

Além de estar em contato com a arte, que é uma coisa que eu amo, essas experiências me ajudaram muito a desenvolver competências comportamentais e superar, aos poucos, a timidez.

Não eram coisas fáceis para mim, mas o desconforto, a insegurança e a ansiedade em situações sociais eram piores e eu precisava exercitar estar em outro lugar na interação com as pessoas.

No famoso discurso do Steve Jobs para os alunos da Universidade de Stanford, ele fala sobre ligar os pontos. Ele conta sobre um curso de caligrafia que fez na faculdade, que não tinha aplicação prática nenhuma na vida dele, mas que, dez anos depois, inspirou a criação das diversas tipografias no Macintosh.

“Claro que era impossível conectar os pontos olhando pra frente quando eu estava na faculdade. Mas ficou muito, muito claro olhando pra trás dez anos depois.” Steve Jobs

Na minha atuação profissional, hoje, preciso constantemente dessas habilidades de falar em público, seja para um grupo pequeno, em uma reunião, ou em palestras e cursos.

Todos esses esforços foram pontos que, costurados, me habilitaram para ocupar espaços que a Luciana de dezessete anos não imaginaria.

E você, superou alguma limitação ou desenvolveu alguma habilidade que te ajuda no trabalho hoje?