arquétipos e sustentabilidade

Você já ouvir falar nos arquétipos de Jung? Carl Gustav Jung foi um psicólogo suíço que acreditava que as pessoas tendem a usar símbolos e imagens para explicarem e entenderem o mundo e que isto influencia o comportamento humano formando as características fundamentais da personalidade. 

A maioria de nós tem um perfil dominante que se parece com um dos 12 arquétipos definidos por ele. Esses arquétipos, que são os modelos ou padrões, foram organizados em três grupos: Ego, Alma e Eu. 

No grupo EGO, estão o Inocente, o Órfão, o Herói e o Cuidador.

Na categoria ALMA, o Explorador, o Rebelde, o Amante e o Criador.

Por fim, fazem parte do EU, o Tolo, o Sábio, o Mágico e o Governante.

“Arquétipos são histórias universais, ideias, valores, jornadas ou características que existem ao redor do mundo como parte da nossa consciência coletiva”.

Just Creative

Para cada arquétipo, Jung descreveu o comportamento, sonhos, medos, fraquezas, objetivos e talentos. Não vou apresentar aqui neste artigo a descrição de todos eles, mas se quiser saber mais, em uma rápida busca no Google você pode achar a descrição em sites com fontes confiáveis. Tem alguns testes também para você descobrir qual o seu perfil. Eu confesso que adoro este tipo de teste de personalidade e já fiz o meu!

DA PSICOLOGIA PARA OS NEGÓCIOS

Esse modelo de Jung ultrapassou a psicologia e pessoas ligadas às áreas de comportamento do consumidor, marketing e negócios começaram a aplicar a metodologia para analisar os perfis de consumidores e das próprias marcas. É interessante ver como os profissionais de brand descrevem as marcas a partir dos arquétipos de Jung. Neste link você pode ver um exemplo.

Eu mesma fui conhecer esse conceito no ambiente corporativo, quando me foi apresentada uma marca a partir da a descrição do seu arquétipo.

DA PSICOLOGIA PARA A SUSTENTABILIDADE

Para a sustentabilidade, a consultoria KANTAR, especializada em insights e dados e que se dedica a entender como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham e fazem escolhas, aplicou o método de Jung para definir possíveis posicionamentos das marcas que querem se conectar com consumidores engajados com causas ambientais.

O relatório “Sustentabilidade – Assumindo a Responsabilidade em 2020” se baseou na metodologia NeedScope que utiliza técnicas projetivas relacionadas ao arquétipos de Jung para desvendar a emoção por trás de uma marca.

Segundo o estudo, o comportamento humano é definido pela necessidade emocional que as pessoas têm de se sentirem conectados a um bem maior e isto acontece em três níveis.

O primeiro nível é o comportamento:  utilizar embalagens recicláveis ou reutilizáveis, ingredientes naturais e sem componentes químicos e uso de energia eficiente. O segundo são as necessidades sociais: adquirir produtos locais, caseiros, orgânicos e a crença de que animais devem ser criados livres. O terceiro nível são as necessidades emocionais: proteger, reconectar, equilibrar, compartilhar, apoiar, respeitar.

A partir dos comportamentos, foram identificados 6 perfis, separados por cores, com as características que exemplificam cada um deles.

A definição dos perfis partiu da identificação das dinâmicas fundamentais que motivam as pessoas a se conectarem a ações e causas ambientais.

IMPACTO: uma abordagem otimista com um objetivo de curto prazo

COLETIVO: responsabilidade compartilhada para fazer a diferença

INDIVIDUAL: tomar uma posição por meio de uma ação decisiva

SIGNIFICADO: uma abordagem pensada com um foco no longo prazo

OS ARQUÉTIPOS 

Eu organizei o conteúdo dos arquétipos apresentados no estudo de uma forma mais visual para facilitar a leitura. Então, você vai encontrar, abaixo, os 6 perfis identificados na pesquisa Kantar.

ATIVISTA DESTEMIDO

O ativista destemido posiciona-se na linha de frente, protestando e doando tempo para causas. Vai contra o que é convencional e tem um estilo de vida minimalista. Pessoas deste perfil estão sempre à frente, têm ideias novas e empolgantes, experimentando os mais recentes produtos ecologicamente corretos e descobrindo marcas de nicho.

INVESTIDOR INFLUENTE

O investidor influente compra produtos orgânicos, doa dinheiro para organizações sociais de prestígio. Manifesta sua preocupação com o meio ambiente na aquisição de produtos premium como veículos elétricos poderosos, sem emissão de dióxido de carbono, com  performance superior e design com ostentação. O consumidor deste perfil tem uma forma moderna e ecológica de viver.

PLANEJADOR INTELIGENTE

O planejador inteligente utiliza uma abordagem baseada na ciência e pesquisa as opções disponíveis. É um especialista em eficiência energética e se interessa por carros inteligentes a questões da vida moderna urbana. Tem uma abordagem de planejamento de longo prazo para aprimorar um gerenciamento eficiente de desperdício. O consumidor deste perfil considera e equilibra preço acessível com impacto ambiental. Suas compras são clássicas e de qualidade, compre uma vez e faça uma compra inteligente.

CUIDADOR CARINHOSO

O cuidador carinhoso usa roupas sustentáveis, feitas com materiais simples e métodos gentis. É ponderado em seus deslocamentos utilizando meios como bicicleta e caminhada. O consumidor deste perfil visita feiras e compra produtos locais e sazonais. Ele gerencia o lixo atentamente, nutrindo a Terra com compostos e criação de minhocas. Usa métodos tradicionais, estilo rústico,feito e cultivado em casa.

AJUDANTE PRÁTICO

O ajudante prático consome produtos com ingredientes sustentáveis e práticas de comércio justo. Cultiva frutas e vegetais deliciosos, usa embalagens reutilizáveis. Tem atenção a embalagens sem frescuras e descomplicadas que sejam fáceis de reutilizar ou reciclar. O consumidor deste perfil se envolve em ações de arrecadação de fundos para a comunidade e limpeza amigável da vizinhança.

ENTUSIASTA OTIMISTA

O entusiasta otimista é adepto de sacolas de compra reutilizáveis que são bonitas, criativas e com cores vibrantes. Utiliza bicicletas e patinetes elétricos para rodar pela cidade com um grupo de amigos. Realiza atividades empolgantes em grupo e participa de eventos para organizações ambientais. O consumidor deste perfil mergulha em tendências, hashtags e desafios divertidos em vídeo nas redes sociais. Usa acessórios de campanha extrovertidos e otimistas, com cores vibrantes e camisetas chamativas para apoiadores.

CONSCIÊNCIA E CONSISTÊNCIA 

À medida que a agenda ambiental se consolida como uma preocupação global vemos que empresas, governos e, principalmente, cidadãos se mobilizam para adotarem comportamentos que gerem menos impacto.

Como vimos pela pesquisa KANTAR, os profissionais ligados ao marketing, brand e comunicação entenderam essa tendência e têm trabalhado para que as marcas se posicionem de forma mais consciente e alcancem consumidores mais engajados.

Mas isso precisa ser feito não apenas como uma ação comercial ou de marketing. As empresas precisam refletir, em todos os aspectos do negócio, o cuidado com o meio ambiente e outros aspectos da sustentabilidade.

Achei muito interessante a pesquisa e espero que ela possa influenciar negócios que estão levando a sério o tema da sustentabilidade.

Fonte: Pesquisa Kantar – Sustentabilidade – Assumindo a responsabilidade em 2020

Crédito fotos já descritas nas imagens.

Fontes ao longo dos links do texto