#7AAE80

Sustentabilidade

11 de julho de 2020

NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Adolescente que usava wifi de um açougue para estudar ganha computador e acesso à internet.

Kauã, de 10 anos, que trabalhava para sustentar a família, ganha casa e poupança para investir nos estudos.

Aluno surdo tem aula em libras de uma professora que percorre 70 km para ensiná-lo.

Estas são apenas algumas das lindas histórias inspiradoras que o Razões para Acreditar (@razoesparaacreditar) nos presenteia todos os dias.

São várias, mas o que estas têm em comum? Elas contam sobre crianças e adolescentes que tiveram acesso a educação, cultura e foram resgatados do trabalho infantil através dessa linda rede de apoio voluntária mobilizada por eles e suas vaquinhas virtuais.

UMA LEI, MUITOS DIREITOS

Resolvi destacá-las hoje porque, neste 13 de julho de 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente – também conhecido como ECA – completa 30 anos. Esta lei representou um marco para o reconhecimento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e prioridade absoluta quando falamos de políticas públicas e sistema de garantias.

Avançamos muito nestes 30 anos. É inegável a importância de todo o sistema criado a partir da lei, com seus conselhos de direitos, tutelares, varas especializadas, garantias legislativas e políticas públicas, mas minha escolha por exemplos de mobilização da sociedade civil foi proposital.

Aonde o Estado ainda não chega, quando falhamos como sociedade para evitar tragédias como do nosso João Pedro, ainda podemos renovar nossa esperança ouvindo histórias de solidariedade, empatia e amor.

NOSSO COMPROMISSO

Não podemos descansar na defesa pelos direitos a uma infância e juventude plenas. Não iremos evoluir como sociedade se este não for um princípio. E sim, podemos atuar como líderes, empresas, ONGs e como cidadãos para, junto com o poder público e outros atores, percorrermos este caminho.

Na minha trajetória profissional, tive contato com pessoas incríveis, que doaram a vida voluntariamente, militaram para implantação de diversas leis e outras que dedicaram-se profissionalmente a esta causa.

Minha admiração e reconhecimento a todos eles. Temos muitas razões para acreditar que estamos no caminho certo.

Qual a sua? 

Foto de @Kasuma by Nappy