Eu tive depressão pós-parto.
Há seis anos venho falando abertamente sobre o assunto para ajudar a quebrar tabus e preconceitos em torno do tema e queria muito escrever sobre isso para fortalecer essa “bandeira”, mas nunca sabia como começar.
E essa semana, finalmente, entendi que o melhor jeito de contribuir para esse importante tema de saúde e bem-estar das mulheres é ser a minha melhor versão Rita Lee: aberta, sincera e escancarada! Então, está aí a frase de abertura desse texto-depoimento…
Rita Lee preferia o título de “Padroeira da Liberdade” à Rainha do Rock, que ela achava cafona. Que genial ela era! Ser padroeira da liberdade é ajudar a quebrar as amarras que tentam encaixar as mulheres em estereótipos e eu acredito que um dos papéis mais idealizados e romantizados é o da maternidade.
É uma delícia e muito desafiador ser mãe. Adoro a relação que tenho oportunidade de construir com a minha filha, mas quero sair do pedestal de “mãe” e estabelecer a conexão mais humana e genuína com ela, expondo e experimentando todos os meus recursos e minhas vulnerabilidades.
A depressão não reduziu minha experiência como mãe. Ela é a maior potência biológica que vivi, nessa loucura que são nossos hormônios e a discrepância entre a urgência de absorver uma realidade tão nova e o ritmo da nossa capacidade cognitiva, mas ela escancarou a necessidade de cuidado e atenção ao bem-estar dessa figura materna, que também chega ao mundo no parto.
O quartinho dela estava pronto, a mala de maternidade não fugiu ao padrão clássico das marinheiras de primeira viagem, o pediatra estava definido, tudo pronto para recebe-la e eu e meu marido ficamos completamente surpresos e perdidos ao nos deparamos com meus sintomas do puerpério.
Com o filho, nasce uma mãe e nascem as necessidades de cuidados dos dois lados. Nesse Dia das Mães, meu abraço a todas as mulheres que, por qualquer meio, cumprem esse papel.
Falemos mais sobre nossa saúde, nosso bem estar e todas as delícias e desafios da maternidade! Felicidades e saúde para todas nós!
Imagem de design. meliora por Pixabay